quarta-feira, 14 de julho de 2010

Sobre e para HATERS da internet.

Seguinte, galera. Começou a febre Felipe Neto na web, os haters de internet aparentemente saíram dos buracos onde se escondiam com força total. Sabe o que é hater? Ou, como o próprio Felipe chamou, Trolls?

Hater é uma pessoa que geralmente tem perfis em todas as redes sociais possíveis, incluindo, é claro, o YouTube, sua principal área de atuação. Daí eis que essa pessoa vê um vídeo, um comentário ou uma imagem zoando algo que ela gosta. Muito. Tipo, ela é tiete daquilo. E aí ela fica maluca! Ás vezes ela posta coisas do tipo "se enxerga, você não tem a menor graça, você é um pobrezinho que tem inveja do sucesso do, sei lá, do Justin Bieber". Ou postam mensagens de ódio em trailers de "Crepúsculo" ou qualquer outra coisa porquê não gosta daquilo. Pra essas pessoas, eu vou ensinar aqui o modo digno de sair de uma situação onde zoam algo que você gosta. Em dois passos:

Passo 1: Escute. Esteja aberto/a a críticas. Ás vezes você pode, sim, mudar sua opinião pelo que alguem diz sem ser tachado/a de poser. Veja bem, se uma pessoa que fuma crack ouvir de um amigo que fumar crack é ruim e parar, isso vai ser bom, certo?



O mundo está cheio de opiniões divergentes. E quando eu digo cheio, é no sentido de "só continua entrando mais porquê pessoas morrem e nascem na mesma proporção, senão lotava". Então, inevitavelmente, você vai, um dia, encontrar uma pessoa que discordará de você. E você não pode deixar de gostar ou cortar relações com essa pessoa só por causa disso, senão você vai acabar sozinho pra sempre, sem gostar de ninguém, trancado no quarto mexendo no computador. O que não vai adiantar, já que você não vai ter amigos no orkut nem followers no twitter. Então, converse com a pessoa. Tenha uma discussão saudável com ela. Demonstre para ela seu ponto de vista e ouça o dela. Pode ser que uma acabe convencendo a outra, ou não. A diversidade de idéias é uma coisa bonita que está acabando, com certas lavagens cerebrais pelas quais passamos.

Passo 2: Não aguenta escutar? Não vai conseguir comentar o vídeo sem xingar a mãe do PC Siqueira? Então não ligue. Saia por cima, com dignidade. Não comente, nem extravase o que você pensa sobre aquela pessoa. Na verdade, como eu disse acima, tente não pensar mal da pessoa só porquê ela desgosta de algo que você gosta. Porquê se você fizer isso, se você sair xingando todo mundo, você passa a imagem de uma criancinha bobinha, que não deixa falarem mal do seu carrinho de bombeiro vermelho sem abrir o bué.

E, por último, e esse é um protesto pessoal, não diga que você tem pena da pessoa. Como se você fosse imensamente superior, soubesse o que é bom de verdade e tivesse três vezes mais experiência. Você não é superior a ele, nem a ninguém. Assim como ele não é superior a você, nem a ninguem. Você não sabe o que é bom de verdade ainda, porquê você não conhece tudo que há de bom no mundo, e mesmo que conhecesse, você só saberia o que VOCÊ acha bom de verdade. Novamente, opiniões divergem.

E, bem, o fumador de crack acha que sabe o que é bom. Pense.

Você que "tem pena" de um famoso, não invje o sucesso do famoso. Tenha fé e trabalhe. Você não precisa de sucesso para ser feliz. Você precisa de uma ocupação, alguem do seu lado, família e amigos. Isso é sucesso. Se alguém tá fazendo sucesso na mídia, bom pra ela. Se você tem algo a mostrar pro mundo, alguma coisa útil para compartilhar, compartilhe. Se não fizer sucesso (como meu blog, que não sai da minha roda de amigos e familiares), bola pra frente.

O pior é que os haters precisam de alguém que os sacuda para que se toquem que são haters. Hater, se orienta. Sai dessa. Faz um blog, pra falar o que pensa. Ou vai pra um psicólogo. Mas por favor, pare com os flamewars de youtube. Não tem nada mais lamentável que isso. E o pior é que não é exclusividade do Brasil, senão, infelizmente, até dava pra entender. Mas não, no vídeo do K'naan tinha uma flame entre uma pessoa que queria que a música oficial da copa fosse Wavin' Flag e outra que queria que fosse a Waka Waka da Shakira. E nenhum dos dois queria aceitar que fosse a outra música! Cara, esse é o tipo de pessoa que ninguém escolhe pra fazer trabalho em grupo. Reflete aí.

A maioria das coisas que eu disse acima recaem sobre os que comentam trailers de crepúsculo etc.. Mas outras não.

Sem mais,
Luan

Nenhum comentário: