sábado, 20 de fevereiro de 2010

Mario e seus detalhes sórdidos.

     Então, galera, outro dia eu tava jogando Mario pra DS, jogo muito bom, mas aí comecei a considerar...diferentes aspectos de Mario. Péssima idéia.
  O enredo dos jogos de Mario é o seguinte: Mario, originalmente, era chamado de Jumpman no Fliperama. Ele tinha que salvar a namorada de um gorila gigante. Depois ele ganhou o nome e o irmão, Luigi. Eles eram encanadores italianos residentes em New York, que tinham a missão de tirar criaturas dos esgotos. Depois, no jogo Super Mario Bros., ele virou residente do reino dos cogumelos(terra somente existente na mente de quem come muito cogumelo). Lá, sua namorada, a Princesa Peach, é sempre sequestrada por uma tartaruga gigante, e Mario tem sempre que salvá-la. Depois disso ele foi Médico, jogador de futebol, de golfe, bombeiro, piloto de Kart etc. Ás considerações:
     O Mario é um cara prafrentex. Prova disso é que ele anda sempre pra frente, sem olhar pra trás. Tem outra, ele vive achando substâncias estranhas no meio de suas andanças(pra frente, sempre). O que ele faz com essas substâncias? Come. O sistema imunológico Mariano deve cansar de expulsar de seu corpo as substâncias negativas. Segundo Shigeru Myamoto, paizão do Mario e do Link(assunto pra depois) os power-ups(ou substâncias estranhas) foram baseadas no bolinho "me coma"e no suquinho "me beba" de "Alice no País das Maravilhas", de Lewis Carrol. Analisemos.



     Mushroom: O mushroom fazia o Mario ficar maior e mais forte. Provavelmente, foi baseado no bolinho, que fazia Alice crescer a dimensões giganticas. Eu sou contra. As crianças (das ingenuas) que leêm e jogam coisas relacionadas a esses tipos de substancias, se não forem orientadas, vão querer tomar bomba, e depois sair culpando o Mario e o Carrol. Cuidado.
        Fire Flower: Florzinha vermelha que o Mario pega e bota no bolso. Assim, sua roupa muda automaticamente de cor. Sonho de toda patricinha. Com a flor Mario tambem solta bolinhas quicantes de fogo. Se Carrol escrevesse pra adultos, provavelmente chamaria isso de "Me Fume", ou algo do tipo.
         Starman: Estrela brilhante que torna Mario multicor e invencível. Tipo um colete a prova de balas from heavens.
Cape Feather: Peninha que dá a Mario uma capa amarela de Superomen. Todo mundo sabe o que eu acho do Superman. Se o bigodudo soubesse o que aconteceu a Ícaro (Google é cultura) voaria baixinho, baixinho.
       Great Mushroom: É tipo uma versão bombada (santa ironia) do bolinho, ou mushroom. faz o Mario ficar gigante e destruir o cenário. Quanto mais ele destrói, mais vidas ele ganha. Outra pessima influência: mostra recompensas ao vandalismo gratuito.
      Micro Mushroom: Um cogumelo microscopico (duh) que faz o Mario ficar do tamanho de um MICRÓbio (duh) , permitindo que ele passe em buracos de rato atras de recompensas. Esse foi baseado no suquinho "Beba-me" e incita a anorexia.
     Shell: Dá a Mario um casco de tartaruga azul, cuja utilidade ainda não fui capaz de desvendar. Daniel está lendo isso, por favor, responda a essa questão nos comments.
E muitos outros, listei só os que me recordava. A grande maioria desses itens mudam a roupa do Mario. E o que acontece quando ele tem muitos desses de reserva? Isso:

Pois é, Mario acha essas substâncias. E faz o quê com elas? Bate nos inimigos, claro. E que tipo de inimigo é adequado pra apanhar desses poderes? Nenhum alien ou monstro comum de videogame, com certeza:
     Koopa: Tataruga que anda de um lado pra outro. Só. Aí tem o alado, que vai de cima pra baixo, um que tem espinho no casco, etc. Inimigo genérico, só serve pra apanhar e dar moeda. Ou seja, recompensas por agressão a animais em extinção.
Quero só ver quando chamarem as Tartarugas ninjas pra se vingar
 
 Provavelmente não vai adiantar, afinal Mario é italiano. Vai tirar uma pizza do bolso, distrair a tartaruga ninja e sair pela esquerda.
  
     Goomba: Um monstrinho que anda sempre pra frente, tipo o Mario. Só que ele não pula quando chega perto de um buraco. Dá pra bater e pegar a moedinha, ou rir da cara de obstinado dele quando cai no buraco.
      Piranha Plant: Dizem as más linguas que se trata de uma planta carnívora mutante alterada em laboratório. Quando repararam nas tendencias homicidas dos exemplares produzidos, tentaram mandá-los para Marte. Porém o foguete caiu no reino dos cogumelos e os especimes começaram a se reproduzir nos canos do Reino. Dizem as boas línguas que é outro monstro feito pra te tirar vida ou apanhar e dar moedinha. Pensando bem, todos servem pra isso. Simplesmente é a idéia do Shigeru Myamoto pra uma barreira temporária e que aparece a intervalos de fácil decoração. E para um incentivo á morte de plantas "inocentes".

    Esses são os inimigos básicos, aqueles que tem em todo jogo. Existem centenas de outros. Assim como existem centenas de Power-Ups. Mas não existem centenas de horas pra você ler e não existem centenas de minutos pra eu pesquisar todos. Até porque existem centenas de jogos do Mario.

    Centenas de abraços.

2 comentários:

Anônimo disse...

Google é cultura.. e Percy Jackson tambéééém :)


Lina

Luiza disse...

Concordooo! Google é cultura e Percy Jackson tbem!!! [+1]
Mas enfim... Cara, eu neeem sabia q o Mário só andava pra frente e pra trás. Mas esse é o tipo de coisa que eu podia passar a vida sem saber... Olha só o que eu, sua amiga querida do coração faço por vc!! E vc num faz nada por mim! ZOA'