segunda-feira, 7 de junho de 2010

Metrô, e afins

Ultimamente o Metrô Rio está uma droga. Colocaram a linha dois começando em Botafogo, e agora o pessoal volta da Central pra Botafogo, pra poder pegar um vagão supostamente vazio. Outro dia voltei da estação Carioca. Tinha tanta gente que o ar condicionado condensava no teto. Serio. Velho, PRA QUÊ mudaram isso? Nunca vi ninguem reclamando da linha 2 começar na Estação Estácio, agora, pergunta se alguem gostou dessa mudança. Ninguem gostou. Absolutamente ninguem. Aí vem o Metrô falar que 60% dos entrevistados gotaram da mudança. Quem eles querem enganar? Aliás, eles entrevistaram quem exatamente? Quer dizer, quanto tempo se perdia trocando de linha na estácio? 5, talvez 10 minutos. As pessoas agora perdem 20 minutos vindo pra estação Botafogo, mais vinte até a estação da qual elas saíram! Que tipo de raciocínio é esse?



Isso me lembrou uma situação que eu passei um tempo atrás, indo para um jogo do Flamengo, saí na Estácio e fui pra linha dois. Nisso aquela energia dos flamenguistas né? Hinos e a bagaça toda. Entramos (eu e uns amigos) no metrô da linha 2, e esperamos. Em pé. Passaram-se 5 minutos. O trem não saiu do lugar. 10 minutos. Nada. Tava dando 15 minutos que estavamos lá em pé, começamos a ouvir o grito da torcida rubro-negra descendo as escadas, o trem fechou as portas e saiu. Sem brincadeira.

Comentário geral no metrô:"Esse filhadamãe é vascaíno..."

Pensando nos corredores inacabáveis de certas estações, aqui vai minha idéia pra gerência: se vocês querem que os sedentários que só andam de metrô emagreçam, instalem bicicletas ergométricas e esteiras dentro dos vagões.

Sabe que não era uma má ideia? Se você quisesse passar aquela vergonha, dava pra perder umas duas calorias, entre uma estação e outra. Pra repor depois com uma casquinha do Bob's.

Outra idéia "revolucionária" do metrô foi criar um vagão pra ciclistas e suas bikes. Fiquei um pouquinho feliz quando vi o cartaz, mas depois vi os dias que podia: Fins de semana e feriados. Não é uma campanha para se ir de bike ao trabalho/colegio, e para se divertir no fimde! E se fosse só isso, tudo bem. Mas parte da campanha é instalar um bicicletário na primeira e na última estações. A mensagem supostamente é: leve sua bike até o outro lado da cidade de metrô, estacione-a lá e...

E o quê?

Ah, sim. "Supostamente" por quê não tem uma maldita rampa do lado das escadas dos metrôs para você descer com a bike. Pedir pra descer uma escada daquelas com uma bike é pedir um acidente. Grave. Envolvendo no mínimo, uma velhinha. Deus queira que ela não seja osteoporótica.

(Escada me lembrou uma coisa que me irrita profundamente: Porquê, nos shoppings, nos conjuntos de escadas rolantes, tem sempre uma escada que sobe e uma que desce do mesmo lado? E eu respondo: porquê aí você tem que dar uma volta pra continuar subindo ou descendo. Aposto quanto vocês quiserem que o aluguel das lojas que ficam nesse trajeto é muito mais caro que o aluguel das outras. A culpa é do sistema.)

Pra fechar, aconteceu comigo: Estava em São Paulo, hospedado na casa de uma amiga da minha mãe, junto com outra família de amigos dessa amiga. Enfim, certo dia, decidimos ir a alguns museus, enquanto ela ia ao morumbi com a outra família. Combinamos de nos encontrar á noite na Avenida Paulista. Eis que, indo á referida Avenida de metrô, o dito cujo adentra uma estação, e quem entra no nosso vagão? Ela e o resto da família! Não viu o que tem de mais? Dá uma olhadinha no mapa do metrô de sampa:


É só isso. Eles estavam na mesma estação que nós. Iam entrar no mesmo trem que nós. No mesmo vagão, WTF. É pouco?

Nenhum comentário: